Rosangelabastos's Weblog

Just another WordPress.com weblog

Resenha Crítica – como fazer?

Bem, é bom colocar que se você pretende resenhar algum objeto cultural deve, no mínimo, ter algumas informações sobre ele.
No caso de livros, por exemplo, você precisa saber o nome do autor, ou dos autores, se for o caso; a editora; quantas páginas, qual o formato, qual o preço médio de mercado, se o livro ou o autor já ganhou/ganharam prêmios, se a obra já foi traduzida para outras línguas, se já adaptado para a TV, teatro, ou cinema. Enfim, colha o máximo de informações que puder sobre o autor e a obra.
Ler a obra é imprescindível. Claro. Como você quer fazer a crítica de algo que não conhece?! Não dá!!! É preciso ler e analisar a escrita, a história, o enredo mesmo, o desenrolar dosa fatos, se a leitura flui, qual a finalidade da obra e se ela foi atingida; se há muitas lacunas no enredo, se há verossimilhança, se a articulação de ideias do autor é clara.
Você pode até não gostar do “tipo” de livro que está lendo para análise, quero dizer, talvez esse não seja o seu tema predileto. Mas o importante, na verdade, é a qualidade da obra para aqueles que aprecisam ESSE tipo de literatura. Você deve analisar a qualidade e não apenas dizer se é uma história bonitinha.
Outra coisa: este tipo de texto, a resenha crítica, deve apresentar em sua estrutura, quatro partes bem distintas (e bem escritas, claro);
1. Dados sobre a obra (como eu já disse, no caso de livros: o título, o formato, o nro. de páginas, autor/ilustrador/diagramação, preço médio, editora, gênero)
2. Resumo da obra (é claro que você não deve contar tudo, muito menos o final, mas é interessante que ressalte as passagens que fazem a leitura da obra valer a pena – ou não -; o leitor deve ter clara a ideia do que vai encontrar, sem saber, obviamente, de todos os detalhes).
3. Conhecimentos culturais (são informações sobre obra e autor, como também já citei anteriormente – se o livro já foi adaptado, se já ganhou algum prêmio, se já foi traduzido etc etc.)
4. A opinião crítica. Aqui é que você deve ter mais cuidado. Diante de tudo o que você expôs na sua resenha, o desfecho que dará à ela deverá ser coerente com o que escreveu. Deixe claro para seu leitor se a obra deixa a desejar ou não, e se ainda assim e por que vale a pena ser lida.
Bom trabalho!
Ah, quase ia me esquecendo. Se você seguir todos os passos acima e não conseguir escrever uma resenha, não se desespere. É que falta algo essencial: leitura. Procure ler textos de profissionais que são pagos especialmente para fazer este tipo de trabalho. Nada como aprender com os melhores!!


2 responses to “Resenha Crítica – como fazer?

  1. Déboraa diz:

    Olá professora, essas informações nos ajudaram =)

  2. HENRIQUE diz:

    AJUDARAM MUITO

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: