Crônica

cronica

Anúncios

One comment on “Crônica

  • http://www.marioprataonline.com.br/

    Quem é que nunca teve uma Lettera 22, da Olivetti? Se você tem mais de 40 anos, teve. E se lembra dela com carinho. Era verdinha, né? Quando eu fiz 18 anos, meu pai me deu uma, percebendo que eu iria mesmo ser escritor e precisava parar de usar a velha Remington do escritório dele, noites adentro.

    Pois a maquininha ficou comigo quase 20 anos, vindo a falecer numa viagem de navio da Europa para cá. Devem ter deixado o caixote cair e ela se amassou irreversivelmente. Não tinha conserto e já não se fabricava mais aquele modelo. Agora era a Lettera 44, que não tinha nada a ver.

    Hoje, ao me lembrar que escrevi algumas novelas de televisão datilografando naquela coisinha, fica até difícil de acreditar. Quando se queria acrescentar um diálogo a mais no meio de uma cena, se recorria à tesoura e ao durex. Colavam-se pedaços de papel no papel maior. Na falta de durex, ia com cola mesmo. Ficava meio nojento… O mais doido é que se datilografava o texto num negócio chamado estêncil. Quer saber o que era estêncil? Mestre Aurélio explica: “Folha de papel recoberta por substância gelatinosa e gravada ou perfurada por estilete ou por máquina dactilográfica, de jeito que, ao passar entre um rolo de tinta e uma folha de papel em branco, nesta reproduz fielmente as letras ou desenhos traçados; matriz.”

    Essa substância gelatinosa da matriz era azul-marinho. Depois de escrever um capítulo (30 páginas), não apenas eu, mas todo o escritório estava cor de anil. Um horror. E dias depois aquilo tudo estava no ar pela boca dos atores. Os atores também ficavam com os dedos azuis.

    Fico cá a pensar como é que a gente conseguia escrever sem o computador até uns dez anos atrás. E se formos um pouquinho mais para trás, fico imaginando o Shakespeare, que não tinha nem uma Lettera 22 e muito menos um estêncil. Que sujeira…

    Para procurar a palavra no Aurélio, digitei três ou quatro teclinhas aqui. Antigamente tinha de me levantar, ir até a estante, pegar o pesado dicionário, ir folheando até chegar na letra e, depois em es, depois em est e assim por diante. Ao escrever a palavra “folheando” ali em cima, errei. Voltei lá, coloquei o h que faltava e estamos aí. Dez anos atrás eu teria de colocar um papelzinho depois do carbono (papel carbono ainda existe, né?) para passar a borracha na primeira via. Sim, teria uma cópia para mim e outra que iria pelo correio para o jornal. Ora, minha filha, o fax é de 1980 apenas. Céus, 1980 foi há 23 anos!!! Não parecia ontem?

    Estão dizendo por aí que, muito em breve, você vai ditar e na tela aparecerá digitado. Sem as mãos, mamãe! Como é que vai ser para aparecer uma exclamação? Será que a máquina vai entender pelo meu tom de voz? E os três pontinhos? E as maiúsculas? E para apagar uma palavra ou uma frase? Vai ser no grito? Apaga!!! Eu disse para apagar e não para escrever apaga! Pára, pára tudo! Não, idiota, é com você que eu estou falando. Não, falando não é para escrever.

    Sei não, acho que vai ser meio complicado escrever com viva voz. Mas digamos que resolvam todos esses problemas. Qual vai ser o próximo passo da escrita?

    Não precisa mais datilografar, nem digitar, nem falar. Basta pensar. Olha para a tela, pensa, e a coisa sai toda lá. Tá rindo é, pois aguarde. Mas também vai dar bode. Tu tá lá concentrado, mandando os seus pensamentos para o computador e, de repente, começa a pensar numa besteira qualquer e a maquininha lá plec-plec-plec, impassível. Em escritório pode dar muita confusão. Fulana, o sicrano tá pensando em você, vem ler aqui.

    Não, nada disso vai dar certo. Bom mesmo era a minha velha Lettera 22 que só fazia o que eu dedava. Pense nisto ao olhar para a tela do seu computador.

    Mas pense baixinho, senão ela imprime tudo. E ainda salva, depois. E arquiva.

  • Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

    w

    Connecting to %s

    %d bloggers like this: