ENEM – 2015 – PRINCIPAIS MUDANÇAS

Publicado o Edital do Enem 2015, Veja Principais Mudanças

Posted: 18 May 2015 07:02 AM PDT

Na manhã desta segunda-feira (18), o Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União o Edital do Enem 2015. Conforme já havia sido adiantado pelo ministro da pasta na semana passada, o período de inscrições vai de 25 de maio a 5 de junho.

Confira o Edital do Enem 2015

As provas, que serão aplicadas em 24 e 25 de outubro, serão embasadas na mesma matriz de referência em competências e habilidades, bem como conteúdo programático exigido nos últimos anos. O modelo da prova também será o mesmo: 180 questões divididas em 4 grandes áreas, aplicadas em dois dias de provas.

Entretanto, o que chama atenção nesta edição são as mudanças de algumas regras em relação a anos anteriores. Listamos as principais delas abaixo, confira!

  1. Taxa de inscrição: A mais expressiva das mudanças é o valor da taxa de inscrição, que após 11 anos congelada em R$ 35, quase dobrou, chegando a R$ 63;
  2. Anulação da isenção para faltosos: O benefício da isenção da taxa continua valendo para concluintes do ensino médio na rede pública ou para aqueles que declararem carência. Entretanto, os isentos que faltarem no exame nacional deste ano e não justificarem a ausência perderão o direito da isenção no ano que vem;
  3. Horário de início das provas: Assim como nas últimas edições, o fechamento dos portões continuará ocorrendo às 13h (horário de Brasília). Contudo, o início do exame será às 13h30, para que não haja diferença de minutos entre uma sala e outra, garantindo maior segurança. Também haverá alteração no horário de início da prova para sabatistas dos estados de AC, AM, MT, MS, RO e RR. Para todos eles, o exame começará às 19h do horário local, e não do horário de Brasília.
  4. Cartão de confirmação de inscrição: O documento que ratifica a inscrição do candidato, trazendo informações pessoais e opções individuais, não será mais enviado pelo correio. Ficará disponível para acesso, consulta online e impressão no sistema do Inep.
  5. Dados de cadastro: Por questões de segurança, não será permitido usar um mesmo e-mail para fazer mais de uma inscrição. Além disso, todos os participantes deverão cadastrar um número de telefone válido, seja celular ou fixo.

Essas são as maiores novidades que teremos nesta edição Exame Nacional do Ensino Médio. De acordo com explicações de representantes do MEC, os principais fatores que motivaram tais mudanças são segurança e economia.

A expectativa é que em 2015 mais de 9 milhões de pessoas inscrevam-se para prestar o Enem.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: