***Festa ***Dicas de receitas e congelamento

QUERIDOS VISITANTES

NÃO MAIS RESPONDEREI ÀS PERGUNTAS SOBRE ESTE TEMA ESPECÍFICO. DESCULPEM, OBRIGADA.

 

 

 

SUA FESTA MUITO TEMPO ANTES

 

 

CONGELE TUDO ANTES E NÃO SE ABORREÇA NA HORA DA FESTINHA!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

           

 

 

CONGELAMENTO

 


Ø    DOCINHOS

 

Mãe-Benta

 

Ingredientes

300 g de creme de arroz

300 g de açúcar

300 g de manteiga

6 ovos, dos quais 3 sem as claras

1 pacote de coco ralado (100g)

Forminhas de papel

 

Modo de fazer

Bata a manteiga com o açúcar e as gemas até ficar uma mistura clara e fofa. Reidrate o coco ralado, conforme as instruções da embalagem, e junte ao resto. Coloque o creme de arroz, misturando bem, e por último as claras em neve. Encha as forminhas com pequenas quantidades de massa e leve para assar dentro de um tabuleiro, em forno brando. Esfrie e congele.

Rendimento: 70 docinhos.

 

Moranguinhos

 

Ingredientes

1 lata de leite condensado

1 gema

1 colher (sopa) de manteiga ou margarina

 

Para enfeitar:

Confeitos pequenos vermelhos

 

Modo de fazer

Misture bem todos os ingredientes e leve ao fogo até desprender do fundo da panela. Faça os moranguinhos e passe no confeito.

Rendimento: 30 a 40 docinhos

 

Bombocado de mamão

 

Ingredientes

2 xícaras de mamão maduro, cortado em quadradinhos.

1 xícara de açúcar

¾ xícara de água

3 colheres de manteiga ou margarina

2 colheres de maisena

4 ovos inteiros e 2 gemas

 

Modo de fazer

Prepare uma calda em ponto de fio, com o açúcar e a água. Junte a manteiga, mexa bem e deixe esfriar. Amasse o mamão e misture com a maisena. Mexa bem e adicione a calda já fria. Acrescente os ovos inteiros e as gemas, um a um, batendo bastante. Despeje em forminhas de empada untadas e asse em forno moderado (170º) durante 35 minutos. Depois de bem frio, leve ao freezer para endurecer durante cerca de duas horas, embale e congele.

Rendimento 30 docinhos.

 

DOCES DICAS

Ø      Você pode congelar os docinhos já decorados, se preferir. Dão bons resultados os confeitos industrializados, chocolate granulado, coco ralado, amendoim picado, açúcar granulado ou refinado.

Ø      Para economizar espaço, em vez de acondicionar em caixas, use sacos plásticos. Mas, para que os doces não grudem uns nos outros, endureça por 2 horas, em tabuleiro aberto, no freezer, antes de embalar.

Ø      Se, pelo contrário, você dispõe de bastante espaço, congele os doces já nas forminhas, dentro de caixas bem fechadas. É menos um trabalho para a hora da festa.

Ø      Um detalhe importante: não faça mais do que duas camadas de docinhos. Se ultrapassar 10 cm, não congela tão rápido.

Ø      A receita de “moranguinhos” você pode variar, fazendo beijinho de coco, acrescentando ao preparo 1 xícara de coco ralado; brigadeiro, acrescentando 4 colheres de sopa de Nescau; ou usando 1 pacotinho de gelatina do sabor (e cor!) que você preferir ou que combinar com a decoração. Nesse caso, acrescente o pó da gelatina depois do docinho cozido, ao retirar do fogo. Uma delícia!

Ø      Para facilitar, você também pode congelar o bolo já fatiado, se for o caso. Arrume em camadas, em caixa plástica, intercalando papel alumínio. Depois, é só embrulhar na hora de colocar na mesa. Em tempo: as fatias descongelam rápido, cerca de meia hora.

Ø      E se o bolo tiver várias camadas de recheio, corte-o ainda congelado. Depois é só rechear e cobrir com o glacê de sua preferência.

 

Ø    BOLOS

 

Bolo de chocolate

 

Ingredientes

6 gemas

1 ½ xícara (chá) de açúcar

200g de manteiga

1 ½ xícara (chá) de leite

3 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de chocolate

1 colher (sopa) fermento

1 pitada de noz-moscada

6 claras

1 pitada de sal

 

Modo de fazer

Bata muito bem as gemas com a manteiga, até ficar um creme esbranquiçado. Junte o açúcar e bata bem. Acrescente o leite, alternando-o com a farinha, o chocolate, o fermento, a noz-moscada peneirados juntos. Misture-os bem com a colher de pau. Bata as claras em neve firme com o sal, incorpore delicadamente à massa. Leve ao forno médio, assadeira untada e enfarinhada, por 40 minutos; forma retangular (37x25cm). Depois de assado, deixe esfriar, embrulhe em papel alumínio e saco plástico.

Rendimento: 25 fatias.

 

Bolo de claras

 

Ingredientes:

1 xícara (chá) de manteiga

2 xícaras (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de leite

3 xícaras de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de fermento em pó

5 claras

 

Modo de fazer:

Bata a manteiga com o açúcar até ficar uma mistura bem fofa. Junte o leite, intercalando com a farinha e o fermento peneirados juntos, e misture bem com a colher de pau. Incorpore delicadamente as claras batidas em neve bem firme. Leve ao forno médio por 35 minutos, em forma untada e enfarinhada. Congele depois de frio.

Rendimento: 25 fatias.

 

 

SALDADINHOS

 

Croquete de carne

 

Ingredientes

600 g de carne moída e temperada

600 g de farinha de trigo

1 cebola grande batidinha

50 g de margarina

Óleo, sal, pimenta e leite fervendo suficientes.

 

Modo de fazer:

Frite a cebola com o óleo e a margarina, até ficar dourada. Quando estiver dourada, misture a farinha de uma só vez. Abaixe o fogo e vá juntando o leite fervente, aos poucos, até ficar um molho consistente. Tempere com sal e pimenta. Quando a massa estiver cozida e fazendo bolhas no centro da panela, acrescente a carne moída. Confira se está bem temperado e apague o fogo. Enrole os croquetes, passe pelo ovo batido e farinha de rosca e frite.

Rendimento: 70/80 croquetes

 

 

Barquete

 

Ingredientes

Massa

2 xícaras de farinha de trigo

50g de margarina

1 colher de óleo

1 gema

 

Recheio

3 ovos inteiros

2 xícaras de farinha de trigo

1 lata de creme de leite

Sal, pimenta e leite o quanto baste.

1 cebola batidinha

 

Modo de fazer

Junte todos os ingredientes da massa, abra e faça as barquetes. Se tiver dificuldade, pode usar como molde uma forminha de empada. Para o recheio, doure a cebola e bata com o resto dos ingredientes no liquidificador. Leve esta mistura ao fogo para engrossar. Coloque por cima da barquete e cubra com queijo ralado. Leve ao forno para assar.

Rendimento: 24 barquetes pequenas

 

 

Empadinhas de queijo

 

Ingredientes para a massa

½ quilo de farinha de trigo

350 g de margarina

3 gemas

1 ovo inteiro

sal

 

Para o recheio

Queijo ralado

1 xícara de leite

3 ovos

50g de manteiga derretida

sal

 

Modo de fazer

Amasse com a ponta dos dedos a manteiga em pedaços e a farinha. Junte os ovos e sal. Misture bem e deixe descansar por meia hora. Forre as forminhas com a massa. Agora, bata no liquidificador os ingredientes do recheio. Encha as forminhas pela metade e leve ao forno quente. Quando tudo estiver frio, retire das forminhas.

Rendimento: 24 empadinhas

 

Minipizza

 

Ingredientes

1 xícara de leite

2 cubos de fermento Fleishman

1 colher (chá) de açúcar

4 xícaras de farinha de trigo

100 g de margarina

1 pitada de sal

Molho ou purê de tomate temperado

Queijo muçarela em fatias

orégano

 

Modo de fazer

Dissolva o fermento no leite, acrescentando a colherinha de açúcar. Em separado, misture a farinha de trigo com a margarina e a pitada de sal. Junte as duas misturas, formando uma bola. Cubra com um pano úmido e deixe crescer por 1 ½ hora. Abra então a massa e corte as minipizzas. Leve para assar ate que fiquem secas, sem dourar. Esfrie e congele. Na hora de servir, coloque ainda congeladas no tabuleiro, com um pouco de molho de tomate e, por cima, muçarela picada e orégano. É claro que é possível mudar a cobertura, mas em se tratando de festinhas isto não é aconselhável.

 

Sanduíche de salsicha enroladinho

 

Ingredientes

Pão de forma sem casca cortado na horizontal

Requeijão

Margarina

Salsicha

 

Modo de fazer

Passe margarina e requeijão no pão. Coloque a salsicha e enrole. Embrulhe bem com papel filme dando volta tripla e feche com fita crepe ou com papel laminado. Leve ao congelador. Para descongelar, não desembrulhe. Corte quando estiver ainda meio durinho.

 

PARA NÃO SOBRAR NEM FALTAR

Ø      Para cada pessoa, criança ou adulto, calcule de 6 a 8 docinhos e 10 a 12 salgadinhos, incluindo sanduíche e pipoca.

Ø      Não exagere também no bolo – 100g para cada um.

Ø      Quanto às bebidas, não podem faltar. Principalmente se estiver fazendo mais calor. Calcule meio litro por pessoa.

Ø      Leite condensado é matéria-prima da maioria dos doces, além do recheio preferido das crianças para o bolo. Cada lata dá em média 30 a 40 docinhos. Escolha as forminhas menores para que renda mais.

 

NÃO PODEM SER CONGELADOS

Ø      Maionese

Ø      Ovo cozido

Ø      Cremes tipo mingau

Ø      Pudins cremosos

Ø      Doces tipo fondant

Ø      Doces caramelados

 

IMPORTANTE

Ø      Os alimentos devem ser frescos

Ø      Embale com cuidado, retirando o ar, vedando e etiquetando

Ø      Congele as porções que vão ser servidas

Ø      Não recongele os alimentos

Ø      Faça o descongelamento conforme indicado na receita

Ø      Respeite o tempo de congelamento estabelecido

 

AGENDINHA- 6 meses antes

Comece suas compras, para evitar um acúmulo de tarefas. Muita coisa você pode guardar desde já: as latas de leite condensado, ou de creme de leite. Na geladeira, você pode guardar pelo mesmo tempo o chocolate em pó, num saco plástico vedado.

 

3 meses antes

Congele salgadinhos, doces e o bolo de aniversário.

 

1 mês antes

Congele os sanduíches. Aproveite para fazer os enfeites da festa, os brindes e convites – se não for comprar pronto, bem mais prático.

 

1 semana antes

Distribua os convites.

56 comments on “***Festa ***Dicas de receitas e congelamento

  • olá ,estou querendo fazer o bolo gelado embrulhado no aniversari da minha filha em Março de 2009,gostaria de saber se posso e como devo congelar esse tipo de bolo para me adiantar o serviço,estou querendo fazer um tipo prestigio ou brigadeiro e um de chocolate branco.agradeço antecipadamente sua atençao,obrigada

    • Amei o site foi ótimo aprendi muitas coisas que não sabia ,esse ano tenho 2 festa para prepara 1 do meu filho + velho em julho 7 anos e outra em novembro do meu + novo de1 ano então com essas dicas ja posso começar a trabalhar agora .porque não da para pagar tudo não é rsrrsrssr beijos e fique com DEUS .

  • Nossa, amei todas as receitas e dicas que encontrei aqui, quero fazer a festa de aniversário de 1 ano do meu filho em fevereiro de 2009 e estava quebrando a cabeça para ver como podia ir adiantando algumas coisas, pois pretendo fazer os doces e alguns salgados para diminuir um pouco o custo, e vi que posso ter quase tudo pronto bem antes.

    Abraço. Keila.

  • Alexandra,
    o bolo pode ser congelado, no máximo, por 3 meses, já cortado em pedaços e embrulhados em papel laminado.
    Só não podem congelar recheios e coberturas à base de mingau e pudins cremosos.
    Se recheio e cobertura forem feitos à base de leite condensado, não há problema, pois o tempo é o mesmo: até 3 meses.
    Sucesso!

  • Olá adorei, todas as idéias, obrigada aprendi muito e vou já organizar a festinha do meu filho p/ Maio/2009.
    O bolo congelado pode ter a cobertura de chantilly, eu posso fazer um bolo congelar inteiro ou mesmo cortá-lo depois de congelado?
    Se eu congelar os docinhos nas forminhas, qdo descongelam a forminha não fica úmida??
    Aguardo retorno,
    Muito Obrigada
    Abraços

    • Olá.
      O ideal é que as congele já pré-assadas. Coloque-as separadamente no freezer, depois que congelarem, pode empilhar, separando-as com papel alumínio.
      Sucesso.

  • ADRIANA::

    Você deve congelá-los em caixas bem fechadas ou em sacos plásticos, mas nunca ultrapassar duas camadas de docinhos. Se não entrar umidade no docinho congelado, quando descongelar não haverá problemas.
    Sucesso.

    • Olho de sogra pode ser congelado, pelo mesmo tempo que os beijinhos, conforme explicado no site, mas eu prefiro colocar a ameixa só na hora de descongelar, para que fique mais fresca.

  • Boa tarde Rosangela Bastos,estou passando para agradeçer as dicas,pois tenho certeza que não só para mim, mais para muitas mães vc esta ajudando e muito com as suas dicas,que Deus continue te iluminando e abençoando.

    • As empadinhas podem ser congeladas pré-assadas, descongele em geladeira algumas horas antes de servir, leve ao forno para aquecer e dourar.
      No caso de empadinhas de queijo, o mesmo não pode ser feito, elas devem ser congeladas pré-assadas, nas forminhas em que foram assadas, porém o recheio deve ser feito na hora. Descongele em geladeira, coloque o recheio e leve ao forno para assar.
      Sucesso!

    • Nunca congele chocolate. Ele deve ir para a geladeira apenas o tempo necessário para endurecer.
      Se resfriar muito, ele sua (transpira) e fica com a cor, a textura e o sabor comprometidos.
      Grata.

  • OLÁ QUERIDA!
    MAIS ALGUMAS DÚVIDAS QUE SURGIRAM RSRS
    POSSO CONGELAR TORTA DE LIQUIDIFICADOR COM RECHEIO DE FRANGO?
    QUINDIM E BOLO RECHEADO?
    NOS SANDUÍCHES QUAL RECHEIO POSSO USAR?

    OBRIGADA!
    BJOS…

  • Olá Rosangela, gostei das dicas, gostaria de saber se o bolo bombom, até quando posso congelar, pois estou organizando a festa das minhas filhas para maio/2009, serão 50 adultos e 20 crianaças, quantos pedeços tenho que ter?

    Obrigada,

  • Olá Rosangela,adorei todas as dicas e receitas.
    Tanto as perguntas como as respostas que li aqui;me ajudaram bastante.Mas o que gostaria de saber:É se posso e como posso adiantar o cozimento dos ovos de codorna p/mesa de frios.
    abraços

  • Palha italiana :
    -1 lata de leite condeçado
    -Biscoito maisena
    -1 colher de sopa de manteiga
    -nescau(qualquer chocolate em pó)

    modo de preparo:

    Bote uma lata inteira de leite condensado junto com o chocolate e a manteiga.Faça como se fosse um brigadeiro.
    Quando tiver o brigadeiro formado,coloque o biscoito e misture(quebre o biscoito em quadradinhos + ou – 2 centimetros)
    Coloque no congelador e espere,espere,espere,espere,,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere,espere.Depois de congelado corte em tiras ou quadrados e passe no açucar e coma e engorde!(lembrando,pode ser qualquer açucar)

    FIM!

    ADORO FAZER COISAS NA COZINHA ;)

  • Parabéns pelo seu site, me ajudou muito, sempre corri demais na semana dos aniversários, agora sei que pode-se praticamente congelar tudo antes, obrigada e um forte abraço.

  • Olá Rosângela,amei o site,não conhecia…Na verdade estava procurando como congelar os doces pois a minha filha vai fazer 15 anos em Abril e queria adiantar para não ficar muita coisa acumulada pois eu mesma vou fazer os doces e o bolo da festa! Mais fiquei com uma dúvida…eu congelo os doces assim q terminar de fazer emaberto e depois q estiverem congelados eu coloco no saco plástico sem o ar? e qto tempo antes eu tenho q tirar do congelador? Por favor me responda…Agradeço desde já e q em 2010, Jesus desça sobre a tua vida com infinitas bênçãos!!!!

    • Quero desculpar-me, mas estive afastada do site por algum tempo por motivos pessoais, espero que tenhas conseguido resolver tudo e que a festa tenha sido um sucesso. Beijos, fique com Deus.

  • Olá, Rosangela.
    Posso congelar já assadososs seguintes salgados; o enroladinho de salsicha, enroladinho de baycon, pastel, empadinha de frango(já deve ser pincelado com o ovo).
    Aguardo sua resposta.
    Paula

  • Oi gostaria de saber tenho uma filha que vai fazer 10 anos em 30 de junho e gostaria de saber se vc poderia me ajudar com o que posso servi na festa e se poderia me dar uma ideia para um tema de festa de 10 anos só que tem um probleminha tenho outra filha que vai fazer 4 anos dia 24 de julho queria fazer as 2 festa juntas vc pode me ajudar beijos….

    • Bem, querida, quanto ao tema, seria bom conversar (francamente) com as duas meninas, e assim chegarem a um acordo. Um tema como Fairthopia, Pucca, ou mesmo algo que não tenha a ver com personagens – Primavera, por exemplo, inverno (o bolo pode ser coberto com coco, como se fosse neve, ou jardim. Um bj, boa sorte!

  • Olá, vi em uma materia na TV que podemos congelar os ovos de Páscoa, vc sabe me dizer se posso congelar ovos recheados? Os meus ainda estão nas embalagens…Um abraço…

  • amei este site, aproveito para perguntar como faço para congelar biscoitos tipo “passatempo” e de gengibre com canela? Por favor, ficarei muito agradecida pois estou preocupada pois o Natal ainda vai demorar. Abraços Maryze

  • Adorei o site. dicas ótimas. Parabens Rosangela :)

    Vou casar em breve e quero fazer alguns doces. Só esclarecendo. Doces a base de leite condensado podem ser congelados por 3 meses sem problemas ,certo?Não altera o sabor?

    Amei o fato de poder congelar bolo. Pretendo fazer um bolo com recheio de strogonof de nozes. e com recheio de ameixa. posso congelar normalmente por 3 meses também?

    Quanto aos sanduiches. Quero fazer mini sanduiches de pao de forma com recheio de queijo e peito de peru, com algum creme á base de requeijao. Posso congelar já montado?

    Muito obrigada.

    Espero ter a resposta em breve pois quero adiantar as coisas.

  • Olá, gostaria de saber se posso congelar a empadinha de queijo, já com recheio, ou sem (só a massa pré assada) e colocar o recheio no dia da festa.
    Obrigado

  • ola faltam 2 semanas para a festa da minha filha gostaria de saber se eu posso fazer os bombons de maracuja,castanha,ameixa e abacaxi e guardar na geladeira.

  • Olá Rosangela, boa noite
    adorei tudo que voce ´nos ensinou mais infelismente não é permitido imprimir.
    Porque?
    Gostaria que se possivel enviasse para mim pois tenho uma festa da minha filhinha 1aninho
    são 200 pessoas
    sendo 50 crianças
    tema moranguinho baby
    pode mim enviar :
    brigadeiro prestigio
    muffis cupkac tamanho das forminhas ,
    e docinhoe ,ouriço
    sera dia 21/06
    é urgente. Aradeçe Att.
    Rosa

  • OLHANDO ALGO NO GOOGLE TE ENCONTREI!!!
    PARABÉNS !!!!!AMEI SEU BLOG NOSSA APRENDI BASTANTE, AMEI DE CORAÇÃO DEUS ABENÇOE SUAS MÃOS.

  • Deixar uma resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    WordPress.com Logo

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

    Connecting to %s

    Seguir

    Get every new post delivered to your Inbox.

    Junte-se a 1.737 outros seguidores

    %d bloggers like this: