INTERPRETAÇÃO DE TEXTO – ATIVDADE 8 ANO COM GABARITO

Bilhete ao futuro

Bela ideia essa de Cristóvam Buarque, ex-reitor da Universidade de Brasília e ex-ministro da Educação, de pedir às pessoas do nosso país que escrevessem um “bilhete ao futuro”. O projeto teve a intenção de recolher, no final dos anos 80, no século passado, uma série de mensagens que seriam abertas em 2089, nas quais os brasileiros expressariam suas esperanças e perplexidades diante do tumultuado presente do fabuloso futuro.

Oportuníssima e fecunda ideia. Ela nos colocou de frente ao século XXI, nos incitou a liquidar de vez o século XX e a sair da hipocondria político-social. Pensar o futuro sempre será um exercício de vida. O que projetar para amanhã? (…)

Affonso Romano de Sant’Anna

1) Os dois parágrafos acima fazem parte do texto cujo autor é Affonso Sant’Anna. Esse tipo de produção textual é chamado de crônica, porque:

  1. a)   defende um tema.
  2. b)   tenta ludibriar o leitor.
  3. c)   faz o registro do dia a dia.
  4. d)   conta uma história antiga.
  5. e)   exalta as belezas do país amado.

2) O acontecimento que originou esse texto está relacionado:

  1. a)   à promoção do reitor da Universidade de Brasília.
  2. b)   à realização do reitor como mestre da Universidade de Brasília.
  3. c)   ao pedido feito pelo reitor da Universidade às pessoas de Brasília.
  4. d)   à liquidação dos problemas do século XX.
  5. e) ao pedido feito pelo ex-reitor da Universidade de Brasília aos brasileiros.

3) Segundo o cronista, o bilhete ao futuro:

  1. a)   incitaria as pessoas a “sair da hipocondria político-social”.
  2. b)   incitaria as pessoas à revolta social e política no presente e no futuro.
  3. c)   incitaria as pessoas a liquidarem de vez com as ideias do século XX e do século XXI.
  4. d)   incitaria as pessoas a escreverem mensagens de desilusão.
  5. e)   incitaria as pessoas a se comunicarem por bilhetes, algo incomum nos dias atuais.

4) Segundo o cronista:

  1. a) futuro jamais deverá ser pensado pelos hipocondríacos político-sociais.
  2. b) o amanhã é algo imprevisível; sempre haverá momentos tumultuados.
  3. c) o estímulo à fuga da hipocondria político-social seria a oportunidade que a redação do bilhete oferece.
  4. d) o povo não queria se comprometer com as políticas sociais da década.
  5. e) a população tinha muita dificuldade para redigir o bilhete do futuro.

5) A frase que exprime a conclusão do cronista sobre o significado de escrever um bilhete ao futuro é:

  1. a)   “O futuro e o presente só interessam ao passado.”
  2. b)   “O passado é importante e, no futuro, seja o que Deus quiser.”
  3. c)   “O presente é hoje e não é necessário preocupação com o futuro.”
  4. d)   “Pensar o futuro é um exercício de vida.”
  5. e)   “O futuro, a gente deixa para pensar amanhã.”

6) As mensagens que as pessoas enviariam ao futuro são representadas, no texto, pelas palavras:

  1. a)   belezas e possibilidades
  2. b)   esperanças e perplexidades
  3. c)   angústias e esperanças
  4. d)   realizações e lembranças
  5. e)   frustrações e melancolias

7) O tratamento adequado para se referir ao reitor de uma Universidade é:

  1. a)   Ilustríssimo Senhor
  2. b)   Vossa Magnificência
  3. c)   Excelentíssimo Senhor
  4. d)   Vossa Senhoria
  5. e)   Vossa Excelência

8) As duas vírgulas que aparecem na primeira frase foram empregadas para expressar uma:

  1. a)  explicação
  2. b)  contrariedade
  3. c)  adversidade
  4. d)  enumeração
  5. e)  oposição

9) Um ser humano que sofra de hipocondria, segundo o texto, e considerando o sentido conotativo, é assim conhecido por:

  1. a)   apresentar obesidade descontrolada
  2. b)   possuir seríssimos  problemas de saúde
  3. c)   ser extremamente romântico
  4. d)   isolar-se socialmente
  5. e)   ser dependente de medicamentos

10) O pronome ela, destacado no texto, relaciona-se à palavra:

  1. a)  mensagem
  2. b)  hipocondria
  3. c)   esperança
  4. d)  intenção
  5. e)  ideia

Respostas:

1- c, 2- e, 3- a, 4- c, 5- d, 6- b, 7- b, 8- a, 9- d, 10- e

7 comments on “INTERPRETAÇÃO DE TEXTO – ATIVDADE 8 ANO COM GABARITO

  • Mto obrigada pela excelente contribuição! É mta generosidade sua compartilhar seu trabalho com as demais pessoas. Preparar aulas todos os dias não é fácil, nem sempre se tem tempo ou material à disposição e vc amorosamente oferece aquilo que sabe fazer tão bem. Parabéns pela competência e pelo gesto de solidariedade. Um abraço!

  • Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s

    %d bloggers like this: