RESENHA – INFOENEM

Redação Enem – Conheça o Gênero Resenha | infoEnem

Redação Enem – Conheça o Gênero ResenhaPosted: 21 Jun 2019 05:48 AM PDT
Nesta semana trataremos de mais uma das possibilidades da prova de redação que pode ser exigida no Vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas): a resenha. O gênero “irmão” (está mais pra primo,
viu?) do resumo é frequentemente confundido com ele, mas não é bem a mesma coisa (veja as diferenças aqui).
Além do vestibular, esse tipo de texto pode ser bastante pedido ao longo
da vida acadêmica depois da aprovação, então vale a pena dar uma
atenção especial à forma de elaborá-lo de forma satisfatória!

Definição
A resenha é basicamente uma descrição resumida (daí a confusão com o gênero que tratamos na semana passada) da obra em questão, mas que 
inclui a opinião do leitor da obra e autor da resenha. No entanto, é mui
to importante lembrar que mesmo assim as expressões “eu acho” e
“na minha opinião” devem passar longe!
Trata-se de um gênero científico e, portanto, deve ser construído como
tal, com linguagem formal e neutra (terceira pessoa, preferencialmente).

Preparação para a escrita
Antes de resumir, descrever ou dar opinião sobre uma obra (no caso da
resenha, as três coisas serão feitas simultaneamente), é claro, deve-se
lê-la. Faça isso com bastante atenção e use as táticas de leitura que me-
lhor servirem para você para a máxima absorção e compreensão do con-
teúdo (fazer anotações a cada parágrafo ou capítulo, pausas para reflexão etc.). Após a leitura, você pode começar a produzir sua resenha imediatamente ou esperar algum tempo para que as ideias “descansem” e para
que talvez surjam alguns outros pontos e ideias acerca do material (com
tudo sendo anotado, claro!).

Produção

Enfim, é hora de começar a escrever! Ao iniciar seu texto, mencione qual obra está resenhando, o nome do autor, ano de lançamento e outros da- dos bibliográficos que considerar importantes (onde encontrar o livro ou texto, por exemplo); mencione brevemente do que a obra trata, a temáti-
ca principal, além de incluir uma breve descrição da divisão do material (quantos capítulos ou seções, dependendo do caso). Agora sim faça um resumo um pouco mais elaborado do conteúdo do texto em questão. Dife-
rentemente do resumo, aqui ainda haverá a sua opinião, então tente ser o mais sucinto possível, bem mais do que os dois terços que vimos serem
aceitáveis para um resumo na semana anterior. Na hora de inserir sua
opinião, atente-se para o fato de que uma resenha crítica não é usada
para expor uma opinião relacionada ao seu gosto. Por mais que tenha
achado o texto “chato” ou “entediante”, você só poderá inserir isso no
texto de forma embasada e sutil. Use de comparação ou de experiências
de leitura para dizer que considerou a leitura pesada e difícil de ser
concluída, e, portanto, que aquela obra pode não atingir o objetivo de
cativar o leitor. Há também a possibilidade de você simplesmente não
concordar com o autor. Novamente, discorde de forma embasada, levan
tando argumentos para rebater as ideias do autor lido. O mesmo vale
para uma opinião positiva: traga argumentos para comprovar que a
opinião do autor tem sentido e que é uma das mais sensatas a serem consideradas. No caso de gostar por achar o texto divertido e de leitura prazerosa, cuidado com a linguagem nesse cenário também. Mais uma vez,
você pode trazer sua experiência de leitura e mencionar o que no estilo
de escrita do autor fez com que a leitura fosse prazerosa de ser feita.
Ao encerrar, recomende (ou não) a obra baseando-se no público ao qual
ela pode ser direcionada e mencione outras obras do mesmo autor.

O que acharam da resenha? Já fizeram alguma? Como foi a experiência? Ela é o terror de muitos universitários, mas tomara que não seja para vocês a partir desse artigo! 
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